Nossa história

Valdemar Fragnani, um autêntico visionário, notou uma magia no nordeste e com um planejamento empreendedor, acreditou na expansão dos negócios para o estado da Bahia.

Na época, o Sr. Valdemar, já desfrutava da empresa Incefra, localizada em Cordeirópolis - SP e ansiando expansão, apostou na construção de duas unidades, com propostas bastantes diferentes, em Dias d’Ávila – BA.

A primeira, surgiu em 2003, com a nomenclatura Incenor, e foi fundada em 2004, já em operação.

E a segunda, por uma questão de estratégia, foi concedida em 2007 com o nome Tecnogres, proporcionando um conceito diferenciado, com a produção de via úmida.

A Tecnogres acreditou nas raízes baianas, as quais julga muito importante para a formação da cultura brasileira.

E através da miscigenação cultural do nordeste, a empresa moldou-se e construiu a sua identidade.

Atualmente, a empresa produz 8.000.000 m²/ano e fornece produtos ensaiados e certificados de acordo com os parâmetros da norma ABNT NBR 13.818, pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB), o qual é um organismo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).

A indústria pertence ao Grupo Fragnani, que é formado por quatro empresas: duas no estado da Bahia (Incenor e Tecnogres) e duas no estado de São Paulo (mineradora Água Branca e cerâmica Incefra).

As marcas desenvolvem produtos com formatos mais adequados, maior velocidade de aplicação, melhor estética de assentamento e menores perdas.

Missão

Desenvolver, produzir e comercializar pisos cerâmicos e porcelanatos esmaltados para o mercado nacional com excelência em qualidade, visando superar as expectativas dos públicos envolvidos com serviço especializado.

Visão

Ser a empresa do setor que possui maior valor agregado, com máxima rentabilidade e crescimento sustentável através do uso de modernas tecnologias de gestão, produção, comercialização e excelência no atendimento.

Valores

  • Ética;
  • Transparência;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Parceria com fornecedores;
  • Responsabilidade social e ambiental;
  • Respeito nas relações humanas;

 

  • Profissionalismo;
  • Bom atendimento e respeito aos clientes;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Comprometimento;
  • Foco em resultados.

Política de Qualidade

O Grupo Fragnani atua no setor da construção civil, fornecendo placas cerâmicas esmaltadas e porcelanatos esmaltados, que atendem as necessidades e expectativas de nossos clientes, tendo como princípios básicos:

  • Relacionamento com clientes;
  • Parceria com fornecedores;
  • Envolvimento e capacitação dos colaboradores;
  • Comprometimento com o atendimento dos requisitos e com a melhoria contínua nos produtos e processos, garantindo a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
Top Of Mind - 2016

Top Of Mind - 2016

O Grupo Fragnani foi indicado - pela Revista Revenda – como o 1º lugar no Top Of Mind da região Nordeste e está entre as 10 marcas mais lembradas nacionalmente no segmento de revestimentos cerâmicos.

A Quinta Essência Pesquisas & Inteligência de Mercado apurou, junto ao canal Revenda, o recall das marcas mais lembradas no setor de material de construção em todo o país. Foram apurados mais de 5.000 votos válidos e as entrevistas foram distribuídas nas macrorregiões do Brasil, com proporção semelhante a do PIB nacional e tamanho de loja, sendo 12,7% para lojas grandes, 35,1% lojas médias e 52,2% lojas pequenas.


Ranking de Produção - 2015

Ranking de Produção - 2015

A revista Ceramic World Review divulgou o ranking das maiores indústrias cerâmicas produtoras do mundo, elaborado pelo Departamento de Pesquisa da Acimac. O Grupo Fragnani destacou-se como o maior produtor de pisos e revestimentos cerâmicos da América Latina e o 5º maior do mundo.


Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2015

Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2015

A prestigiada edição 2015 da Revista Valor 1000 - do jornal Valor Econômico - publicou a nova colocação do Grupo Fragnani, o qual conquistou mais 29 posições no ranking das 1.000 maiores empresas e está na 884ª colocação. Destacando-se nos segmentos de materiais de construção, está entre as primeiras em alguns indicadores, tais como, 4º lugar em giro do ativo e 4º lugar em rentabilidade.


Ranking de Produção - 2014

Ranking de Produção - 2014

O Grupo foi indicado como o 5º maior produtor de revestimentos cerâmicos do mundo e 1º do Brasil pela Ceramic World Review, revista conhecida mundialmente no mercado.


Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2014

Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2014

O Grupo Fragnani alcançou mais 36 posições no ranking da revista Valor 1000 - do jornal Valor Econômico – passando para o 913º lugar. Destacando-se nos segmentos de materiais de construção, está entre as primeiras em alguns indicadores, tais como, 4º lugar em giro do ativo e 6º lugar em rentabilidade e 6ºlugar em crescimento sustentável.

Entre as indústrias cerâmicas com matriz em São Paulo, o Grupo foi o único citado.


Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2013

Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2013

O Grupo Fragnani foi listado após a avaliação de um painel completo de indicadores feito pela Revista Valor 1000 com parceria do Serasa Experian e da Fundação Getúlio Vargas. A empresa conquistou o 948º lugar.


Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2012

Ranking 1.000 Maiores Empresas do Brasil - 2012

O Jornal Valor Econômico lançou a Revista Valor 1000, a qual divulga o ranking das 1.000 maiores empresas do Brasil referente ao exercício de 2011. A revista lista as empresas campeãs de 28 setores em todas as regiões do Brasil.

A Fragnani Empreendimentos e Participações (Grupo Fragnani) conquistou o 886º lugar, mérito do desempenho das três empresas que compõem o grupo: Incefra, Incenor e Tecnogres.


Ranking de Produção - 2009

Ranking de Produção - 2009

A Ceramic World Review, umas das revistas mais conceituadas do setor no mercado mundial, elegeu o Grupo Fragnani como o 12º maior produtor de revestimentos cerâmicos do mundo e maior do Brasil.


Ambiental

Ambiental

A Tecnogres atua com programas que visam minimizar os impactos ambientais garantindo um desenvolvimento cada vez mais sustentável. Entre eles estão:

Equipamentos de Controle Poluição (ECP)

O ECP possui 4 filtros depuradores de gases interligados aos fornos monoqueima, equipamentos que filtram e diminuem drasticamente a emissão de gases ao ambiente.

Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal

Aproximadamente 17 alqueires de terra destinados a preservação da fauna e flora, contando com mais de 20.000 árvores nativas de diversas espécies.

Sistema de Exaustão

Estoque de matérias-primas, todo coberto com sistema de exaustão a fim de diminuir a propagação de material particulados no ambiente.

Circuito Fechado

Sistema de produção moderno capaz de reaproveitar 100% dos resíduos sólidos e líquidos do processo produtivo.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Programa de gestão de resíduos sólidos através da destinação ao mercado consumidor de sucatas e embalagens para reuso e reciclagem.

Processo Processo Processo

Social

Um dos valores da Tecnogres é o compromisso com a educação, por isso, a empresa adota medidas para contribuir com esse quesito em âmbito municipal visando atingir global.

Programas de Incentivo a Educação

Em parceria com o SESI-Bahia, a Tecnogres promove Programas de Incentivo a Educação do Trabalhador através de uma proposta educacional inovadora, facilitando o acesso e a permanência nas atividades educativas.

SEJA I, corresponde aos níveis de alfabetização do Ensino Fundamental, que é um projeto de escolarização que estrutura salas de aula na empresa com a finalidade de elevar a escolaridade de jovens e adultos em tempo reduzido e sem alterar a rotina de trabalho.

Ensino Médio através da modalidade à distância. Essa modalidade permite aos alunos a flexibilidade de horários e locais de estudo. O ensino à distância do SESI-Bahia é autorizado pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia e conta com professores e tutores especializados, além de provas presenciais, atividades complementares e diagnóstico de escolaridade para apoiar o acompanhamento do estudante no curso.

Curso de inglês ministrado pelo SESI-BA, com foco nos colaboradores da área técnica.

Calendário Social

O calendário social Tecnogres contempla eventos relacionados às datas comemorativas a fim de promover a integração, conscientização e condecoração dos colaboradores.

Semana do Meio Ambiente:

Comemorada todo mês de junho, a organização promove palestras, peças teatrais e concurso cultural com envolvimento dos colaboradores, a fim de torná-los cada vez mais conscientes quanto a preservação do meio ambiente.

Dia Das Crianças:

No mês de outubro a Tecnogres recebe as crianças com muita diversão. Decoração temática, brinquedos infláveis, animadores e presentes. É um momento de interação com os familiares dos colaboradores, pois eles também tem a oportunidade de conhecer a fábrica.

Concurso em Homenagem ao dia da leitura:

Livros e desenhos são criados, pelos filhos dos colaboradores, em comemoração ao dia da leitura. Este concurso incentiva a leitura e a criatividade das crianças e promove a integração da família do colaborador com a Tecnogres.

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes):

Anualmente, a Tecnogres promove a SIPAT. Nesse período, os colaboradores participam de palestras e atividades que orientam sobre a prevenção de acidentes e saúde ocupacional.

Programa de Visitas

No programa de visitas Tecnogres, os estudantes/visitantes têm a oportunidade de conhecer todo o processo de fabricação do revestimento cerâmico, desde a moagem da matéria-prima até a paletização do produto final. As visitas permitem aos estudantes a contextualização dos estudos teóricos com a vivência prática e integra a empresa com o universo acadêmico.

Programa Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz na Tecnogres pode atuar em diversos setores. Além de cumprir com a legislação, determinada pelo Ministério do Trabalho, a organização vem com frequência efetivando muitos jovens, oferecendo uma oportunidade de carreira profissional.

Ações Comunitárias na Tecnogres

A Tecnogres promove, periodicamente, ações comunitárias, firmando parcerias com Prefeituras, Associações e Instituições não Governamentais.

Realiza campanhas junto a Associação de Amparo ao Idoso, localizada em Dias d’Ávila/BA, onde promove eventos com atividades lúdicas, doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal.

Participa de feiras e campanhas oferecidas para a comunidade do Leandrinho, localizada no entorno da fábrica, organizadas pela Associação Comunitária do Leandrinho.

Certificados Ambientais

Ibama

Licença de Operação